segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Membrana Plasmática (com questões)

 QUESTÕES DSCOMPLICA

-Os fosfolipídeos apresentam uma região hidrofóbica que fica voltada para o ambiente não aquoso.

- O esteróide colesterol é um lipídeo presente na membrana plasmática de células animais NUNCA de vegetais.

-Nos vegetais, existe um reforço externo da membrana é: rígido, celulósico e impermeável quando impregnado de suberina

-Uma forma comum de nutrição entre os protozoários ocorre através de um processo denominado fagocitose, que consiste basicamente no englobamento de partículas através da emissão de pseudópodes.

-Para a proteção da membrana plasmática, a maioria das células apresenta algum tipo de envoltório. Nos animais esse envoltório é denominado glicocálix e nos vegetais é denominado parede celulósica.Em relação às células animais, é correto afirmar-se que o glicocálix:
pode ser comparado a uma manta, formada principalmente por carboidratos, que protege a célula contra agressões físicas e químicas do ambiente externo.

-Com relação ao tráfego de moléculas através da membrana plasmática, é correto afirmar: Pequenas moléculas polares não carregadas podem difundir-se livremente através das membranas

-A difusão facilitada requer a ação de proteínas carreadoras que se ligam seletivamente a pequenas moléculas e as trasnportam a favor do gradiente de concentração



RESUMO AULA:

Fungos, bactérias e vegetais possuem parede celular:
Fungo: Actina
Bactérias: Peptídioglicano
Vegetais: Celulose


-Na osmose a membrana é semipermeável só passa solvente ( fase líquida)

-Osmose é a passagem do solvente do Meio hipotônico para o meio hipertônico por uma membrana semipermeável tornando os meios isotônicos.

-Aquaporinas são proteínas canais que facilitam a passagem da água por osmose através da membrana plasmática

-Hemácias em meio hipertônico sofre perda da água e ficam crenadas MURCHAM
-Hemácias em meio hipotônico sofre ganho de água e ficam túrgidas INCHAM podendo ocorrer o rompimento da membrana plasmática, se a célula for uma hemácia  o rompimento é chamado de hemólise, se for em qualquer célula: Plasmoptise.

Osmose reversa: a água passa do meio hipertônico para o meio hipotônico através de uma pressão mecânica no meio hipertônico serve para dessalinizar a água do mar.
A água salgada o (SAL - SOLUTO)l ficará concentrada no meio hipertônico.
 
Osmose nas células vegetais
-A membrana celular  deslocada da parede celular a célula estará no meio hipertônico e sofre plasmolise
-Em solução hipotônica a célula vegetal ganhar a água enchendo a membrana gruda na parede celular ocorrendo turgência -  fica túrgida mas não estoura não sofre plasmoptise por causa da resistência da parede celular


Transporte ativo

Passagem de partículas através da membrana plasmática contra o gradiente de concentração via proteínas carreadoras da membrana chamada Bombas ou ATPaSES com gastos de energia cedida pelo ATP

Todo transporte ativo Depende de uma proteína carreadora:Aquela que muda de forma para uma substância passar

Quando a célula gasta energia quem fornece a energia para a célula gastar, realizar trabalho é o ATP  adenosina trifosfato, que possui 3 fosfato interligados.
Para o ATP realizar essa energia ele perde um dos seus fosfatos ficando com dois fosfatos virando uma substância chamada de ADP adenosina difosfato
Então no transporte ativo você tem ATP sendo desfosfirilado virando ADP

Tipos de proteínas de transporte ativo
uniport: transporta um tipo de soluto em um único sentido contra o gradiente de concentração
Simporte: transporta dois solutos diferentes e no mesmo sentido  contra o gradiente de concentração
Aniport: transporta dois solutos diferentes e em sentidos opostos ambos contra o gradiente de concentração

Bomba de sódio e potássio: Processo de transporte ativo no qual uma membrana carreadora da membrana plasmática chamada ATPasi de Na+ e K+ transporta íons Na+ para fora da célula e íons K+ para dentro da célula.

-Sempre têm mais sódio fora da célula
-O potássio sempre está mais concentrado dentro da célula
- O sódio entra por difusão facilitada aumentando sua concentração dentro e diminuindo fora, porém a concentração de sódio sempre será maior fora da célula pois tem uma proteína que expulsa o sódio por transporte ativo.
-O sódio entra a favor do gradiente de concentração e sai contra o gradiente de concentração por isso que o transporte é ativo.
Com potássio acontece tudo ao contrário:
- O potássio sai por difusão facilitada pois tem muito potássio dentro da célula, mas a célula precisa de muito potássio para a (Respiração e síntese de Proteína) o potássio que sai é transportada da célula pela mesma proteína que transporta o sódio para fora por isso é uma proteína carreadora antiporte.(3 sódios e 2 potássio se ligam na proteína).
- Se faltar ATP as concentrações de sódio e potássio irá se igualar acarretando numa morte celular portanto  o transporte ativo serve para manter diferentes concentrações de soluto.
É graças ao transporte ativo que o sódio fica mais concentrado fora da célula e o potássio dentro da célula.

Especializações da membrana
microvilosidades: são dobras da membrana plasmática que aumentam a superfície de contato com meio facilitando a absorção de nutrientes

desmossomos: adesão entre células encontra-se em células epiteliais
são junções celulares formadas por duas placas de proteínas uma delas na membrana de uma das células e a outra na membrana da célula vizinha.

interdigitações  são encaixes entre dobras das membranas de células vizinhas que aumentam a Adesão entre as células.  tem a mesma função dos desmossomos e é utilizado em células epiteliais.

junções GAP:  são canais intercelulares formada por proteínas conexinas:  formando um canal que comunica o citoplasma de duas células podendo ocorrer troca de substâncias.

 
Glicocalix:
Só se encontra na parte exterior da célula
Composta de proteína + glicídios = glicoproteína ou  fosfolipídios+ glicídios= glicolipideos
Funções: proteger a célula externamente,  adesão entre células vizinhas Pois é pegajoso, reconhecimento celular (as células do mesmo tecido se unem por causa do mesmo glicocalix)
OB: o glicocalix permite que células iguais se identifique permitindo que se unam umas das outras para formar os tecidos. Portanto glicocalix permite também rejeitar células diferentes. (Por isso que em transplantes de órgãos existe a possibilidade do órgão ser rejeitado pois existem células diferentes)

inibição por contato: o glicocálix inibem a mitose quando células de um mesmo tecido entra em contato umas com as outras ( formando uma única camada celular sem aglomeração)

A Aglomeração ocorre em células cancerosas: pois tem defeito no seu glicocálix, portanto não tem controle de reprodução originando um amontoando celular que é um tumor.



Fibrose cística (doenças respiratórias) é uma doença hereditária genética autossomica recessiva para o indivíduo herdar a doença tem que ter  os dois genes defeituosos um gene defeituoso da mãe e um gene defeituoso do pai
Nós produzimos uma secreção nas vias respiratórias( traqueia brônquios bronquíolos) em pessoas sadias são bem fluidos pois são cheias de água.  a secreção serve para proteger de micróbios e lubrificar vias aéreas.
Nós temos nas membranas das nossas células uma proteína que faz transporte ativo de cloro essa proteína fica transportando cloro para fora da célula por  transporte ativo, através da bomba de cloro. A pessoa que tem a fibrose cística herda genes defeituosos para fabricação dessa proteína, não podendo expulsar o cloro para fora da célula.  Se o cloro não é bombeado para fora ele acumula dentro da célula, Cloro é soluto se a célula fica com acúmulo de cloro que é soluto a tendência é que ela fica hipertônica em relação ao ambiente consequentemente a célula começa a atrair água consequentemente a  água que está no meio extra-celular fluidificando a secreção a água passa a entrar na célula, assim, a secreção ao invés de ficar fluida fica mais espessa e obstruindo as vias aéreas dificultando a respiração. A pessoa frequentemente tem que fazer limpesas das vias aéreas para expulsar o catarro. Tem tendência a pegar infecção! tornando ambiente favorável para bactérias.


Endocitose: englobamento de partículas pela célula através de dobras da membrana plasmática
tipos: fagocitose e pinocitose
A fagocitose: englobamento de partículas sólidas através de pseudópodes
um ser unicelular fagocita para obtenção de alimento
um ser pluricelular  fagocita para defesa destruir bactérias e protozoários um exemplo disso são os glóbulos brancos leucócitos


Pinocitose não forma pseudópodo ocorrem invaginação
formando uma auto selagem e posterior uma vesícula pinossomo
Englobamento de material partículas líquidas através de invaginações da membrana plasmática Objetivo: no pluricelular e unicelular - nutrição

Exocitose eliminação de partículas para fora da célula através da fusão de vesículas com a Membrana plasmática




Como ocorre a osmose em peixes de água doce e peixe de água salgada?

Em peixes de água salgada:
a percentagem de sal do mar é 3,5 % nos peixes essa percentagem fica em torno de 1% portanto o mar é hipertônico em relação ao peixe então peixe marinho está submetido a um ambiente hipertônico. A tendência é da água sair do corpo do peixe, do Peixe perder água, porém a pele de peixe é coberto de escamas então a pele é impermeável vai impedir que a água saia só que esse peixe tem que respirar e ele respira pelas brânquias são membranas bem finas cheio de vasos sanguíneos e delgadas portanto as membranas das brânquias funcionam como  membranas semipermeáveis permitindo A água passar livremente.
o peixe perde a água pelas brânquias o peixe desidrata. O Peixe não morre desidratado porque ele compensa, ele tem um mecanismo fisiológico de compensação é a osmorregulação é a regulação osmótica já que ele pede muita água Ele bebe muita água vantagem de beber água ele repõe a água que perdeu. o problema é que quando ele bebe água do mar ele ingere com água muito sal esse sal não pode acumular no sangue dele porque o sangue dele tem que ter um teor de sal de 1% o que ele vai fazer com esse sal todo que ele ingere com água?
Tem que expulsar e uma das formas é pelas próprias brancas as células da brânquias fazem transporte ativo, células das brânquias bombeiam sais dos sangue para o mar é um processo ativo grande parte dos sais que você encontra no sangue eliminado para água  
-As branquias para os peixes marinhos serve para a respiração = trocas gasosas e eliminação de sais.
Esse peixe vai ter que urinar para eliminar o excesso de sais E será pouca urina concentrada em sais.


Peixe de água doce
Água Doce tem pouco sais Então em relação ao peixe ela vai ser hipotônica O peixe portanto ganha a água e a água vai entrar pelas brânquias entrando muita água no sangue O Peixe corre risco de morrer por excesso da água. Porém isso não acontece porque ele não bebe água porque já entra água por osmose ele não está ingerindo água para obter sais as brânquias tem células que absorvem os sais Para o sangue através de transporte ativo.
como tem muita água entrando em tá com excesso de água ele tem que produzir muita urina com pouco sal uma urina diluída.


EuriHalinos: Peixes capazes de viver em água doce e salgada - suportam grandes variações de salinidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário