quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Desequilíbrio Ecológico (Poluição atmosférica, Poluição das águas)

Quando há a preservação dos ecossistemas, ou seja, o conjunto de comunidades ali viventes e seus fatores abióticos, sem ocorrência de distúrbios que ocasionem uma diminuição da diversidade de espécies ou danos aos recursos naturais, podemos dizer que há equilíbrio ecológico.
Ecossistema = Fatores Bióticos + Fatores Abióticos

Entretanto, quando ocorrem mudanças climáticas ou antropológicas que desestabilizem tal equilíbrio, ocorre o desequilíbrio ecológico. Dos desequilíbrios antrópicos, ou seja, cometidos pelo homem, há a caça a animais silvestres, queimadas, desmatamento, modificações do solo causadas por agricultura e agropecuária, poluição de águas, atmosfera, dentre outros. Já o desequilíbrio ecológico causado por mudanças climáticas também pode se dever a queimadas (sendo essas naturais), tempestades, furacões, enchentes, terremotos, erupção vulcânica, vendavais ou maremotos. Vamos analisar os principais causadores de desequilíbrio ecológico:

Caça de animais Silvestres
Uma vez que animais silvestres são caçados, a diminuição das suas populações acarreta em mudanças nas diferentes dinâmicas populacionais de um ecossistema. Isso porque a remoção de número de indivíduos de uma população levará ao consequente aumento do número de indivíduos de suas presas, pois um dos fatores do seu controle de crescimento está diminuindo. Também acarretará em uma diminuição do seu predador (caso haja algum).

Queimadas e Desmatamento
A retirada da vegetação nativa, seja por remoção madeireira ou por queimada, leva à diminuição da biodiversidade, já que muitos vegetais e animais são mortos com tais práticas. Também há o empobrecimento do solo, que pode impedir que outros organismos ali se estabeleçam. Com isso, diversas teias alimentares podem ficar prejudicadas.

Poluição das águas e atmosfera:
Este tipo de agressão ambiental pode ser causado pela emissão de gases poluentes ou pelo despejo de substâncias tóxicas no ar ou na água. As principais fontes poluidoras são as indústrias que liberam dióxidos de carbono e óxidos de enxofre, que podem causar o aquecimento global e efeito estufa, respectivamente. Há ainda as indústrias que liberam lixos orgânicos que podem levar a eutrofização, partículas sólidas ou radioativas. Além disso, existe o despejo de produtos que não são biodegradáveis, acarretando na morte de diversos organismos.

Furacões, Tempestades e Terremotos:
Estes tipos de distúrbios ocorrem, ocasionalmente, de acordo com as mudanças climáticas que podem acontecer. Eles levam a uma remoção total ou parcial da vegetação e com isso, há consequente morte de diversos organismos, desestabilizando o ecossistema que ali estava.

Quais os principais fatores relacionados ao desequilibrio ecologico?

Aprofundamento do tema:

1- Chuva Ácida (um problema ambiental “inventado” pelo homem, desde o início da sociedade industrial.)

A chuva contém um certo grau natural de acidez que não prejudica o meio ambiente. Isso acontece em devida a presença constante do CO2 na atmosfera, só que a junção de H2O+CO2---->H2CO3 (Ácido Carbônico) forma um ácido fraco pela presença do carbono.
No entanto, essa acidez pode aumentar, principalmente quando a água da chuva reage com o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2), gases resultantes principalmente da queima de carvão mineral e do petróleo e seus derivados. Da reação desses dois ácidos com a chuva podem se formar o ácido sulfúrico (SOx) e o ácido nítrico (NOx), que se precipitam sob a forma de chuva ácida. Devido às correntes atmosféricas, a chuva pode cair a centenas de quilômetros do local onde os poluentes foram emitidos, sendo um problema ambiental que concerne a todos nós.
As consequências da chuva ácida são:
  • Alteração do ecossistema de lagos e rios (Modificação das relações tróficas nas cadeias alimentares)
  • Destruição das florestas e lavouras, - tendo de colocar CaCO3 carbonato de cálcio para neutralizar o solo.
  • Deterioração da agricultura e pecuária
  • Corrosão de edifícios, estátuas e veículos, entre outras.
Causas: Combustão = queima, indústrias sem filtros, automóveis.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Efeito estufa ( desde o início da sociedade industrial a emissão de gases estufa vem aumentando progressivamente)

GEE: Gases do efeito estufa: (*CO2, CH4, H2O)
Radiação: Infravermelha
Por incrível que pareça, é um fenômeno natural da atmosfera!
E, então, se ele é natural, qual a sua função benéfica?
O efeito estufa acontece para manter a terra aquecida durante a noite, quando não temos raios solares, fazendo com que a amplitude térmica (diferença de temperatura entre dia e noite) seja equilibrada. No entanto, a emissão acelerada de gases estufa na atmosfera, como os CO2, impede que o calor se dissipe, ocasionando o aquecimento global.

No passado a emissão de gases estufa era menor, e hoje vemos um grande aumento decorrido pelas indústrias, carros, construções de hidrelétricas que inundam áreas de florestas, concreto presente nas cidades, desmatamento e queimadas diminuindo a taxa de fotossíntese que utiliza o CO2, emissão de CH4 pelas vacas, e esses gases aprisionam radiação infravermelha, ou seja, retém o calor da radiação.
Portanto, o homem que vem agravando e intensificando o efeito estufa.

Consequências
:Derretimento das calotas polares, extinção de espécies que dependo do frio, aumento do nível dos oceânos tomando ecossistemas costeiro como manguezal e restinga, o aumento da evapotranspiração pode tonar difícil o acesso de água doce em algumas partes no nosso planeta, pode transformar a Amazônia em um grande cerrado = savanização da Amazônia

Soluções: Diminuir o desmatamento, incentivar o uso de energias renováveis: solar e eólica, reflorestamento diminui a taxa de CO2, eficiência energética e a reciclagem de materiais, melhorar o transporte público são algumas das possibilidades.
.
 Protocolo de Kyoto, resolução de vários países que visava reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Buraco na camada de Ozônio

A camada de ozônio exerce uma proteção à biosfera; ele filtra (ou absorve) radiação ultra violeta, impedindo que essa radiação (que é prejudicial) chegue à Troposfera!
A radiação ao incidir no O3 ele se transforma em O2+O, essa quebra da molécula significa que uma parte da radiação refletiu e outra parte passou para a Troposfera. Essa reação foi quebrada porque o O3 filtrou a radiação ficando assim no seu estado excitado (cheio de energia) por isso as ligações se rompem e ao voltar para seu estado fundamental (quando a energia é liberada ou acaba) o O2 + O se juntam novamente. Porém, ao longo dos anos, foram liberados na atmosfera gases CFCs (substâncias de cloro, flúor e carbono) que reagem com o Ozônio. Com isso a concentração de O3 está menor e a filtração dos raios UV irão diminuir.

Cl• + O3 → ClO• + O2

Com esse buraco na camada de ozônio, toda a radiação que ficaria retida passa para a biosfera, causando malefícios ao mundo de forma geral!

A radiação ultravioleta é boa se sua incidência for baixa. Pois transforma a pro-vitamina D em vitamina D. É um ativador da vitamina D que trabalha nas reações com cálcio ajudando na ossificação, contração muscular e coagulação sanguínea.

Elevada taxa de radiação ultravioleta é ruim porque grande parte da radiação penetra na pele podendo afetar o material genético e  podendo provocar mutações como o câncer de pele "melanoma" por isso usamos filtros artificiais como  protetor solar para diminuição da incidência ultravioleta.

O fitoplâncton - "nossos pulmões" é muito sensível a essa radiação podendo diminuir a taxa de fotossíntese consequentemente aumentando a taxa de CO2 potencializando o efeito estufa.
A cor de pele negra filtra a maior parte da radiação UV em decorrência da melanina que possui em maior quantidade, o branco filtra menos, já o Albino não filtra nenhuma radiação, penetrando totalmente na pele do indivíduo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Ilhas de calor
Este fenômeno, mais perceptível no anoitecer, é causado pela ação do homem e consiste na elevação da temperatura de uma área urbana em relação ao seu entorno, ou seja, as regiões urbanas são uma espécie de “ilha” quente quando comparado com a área à sua volta. Dentre as consequências deste fenômeno, destaca-se o aumento do uso da energia elétrica com ventiladores e ar-condicionados, por exemplo. A solução encontra-se o estímulo a existência de áreas verdes nos centros urbanos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inversão térmica

É um fenômeno natural que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos industrializados. Ele consiste no impedimento de circulação do ar frio (mais denso) devido à uma camada de ar quente (menos denso), o que provoca alteração da temperatura. No fenômeno de inversão térmica, mais comum no inverno, essas correntes são interrompidas, pois há um rápido resfriamento do solo (ou rápido aquecimento das camadas atmosféricas superiores), dessa forma o ar quente se sobrepõe à camada de ar mais próxima da superfície (ar, nesse caso, mais frio).
Esta camada de ar frio, concentrada próximo à superfície, impede que o ar circule, concentrando os poluentes e formando uma camada de gases oriundos das indústrias e da queima de combustíveis pelos automóveis. Este fenômeno ocorre principalmente durante o inverno, época em que naturalmente o ar próximo à superfície é mais frio e as chuvas são menos frequentes, o que agrava a questão de circulação do ar e dificulta a dispersão dos poluentes.

Dentre os efeitos deste fenômeno, podem ser destacados doenças respiratórias e intoxicações. Como formas de precaução à sua ocorrência, destacam-se o fim das queimadas, o uso de biocombustíveis e uma política ambiental e fiscalização das indústrias mais eficaz.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eutrofização Artificial "lixos orgânicos acarretam a eutrofização

Tudo começa com o aumento da matéria orgânica (poluentes biodegradáveis) nos corpos hídricos. Os seres que comem esses poluentes irão se proliferar, que são os micro organismo decompositores Aeróbicos como as bactérias. Eles proliferam degradando a matéria orgânica e liberando a matéria inorgânica, com isso  ocorre o aumento dos seres produtores como as algas e cianobactérias que se alimentam desse material inorgânico. 
OB:Os decompositores aeróbicos aumentam a demanda bioquímica por oxigênio, com a sua grande  ploriferação, eles vão aumentando a demanda pelo oxigênio e aí se eles consomem o oxigênio da água a consequência disso é uma quantidade cada vez menor do oxigênio. A consequência disso é a grande mortalidade dos seres Aeróbicos, até os próprios decompositores Aeróbicos morrem dando espaço apenas para os microorganismos decompositores anaeróbicos que produz metano no meio aquático.  

Resumindo:
 

O lançamento de esgoto na água aumenta a taxa de de compositores Aeróbicos

O aumento dos microrganismos Aeróbicos resulta em uma queda na taxa de oxigênio

Quando o oxigênio chega a zero com a morte de todos os seres Aeróbicos inclusive as bactérias aeróbicas. Esse momento que ocorre o aumento dos microrganismos de compositores Anaeróbicos.

Água quente também diminui a oxigenação da água. Como ocorre na usina nuclear em que a água é usada para resfriar os reatores.

A solubilidade dos gases no meio líquido é maior com temperatura baixa, quando temperatura aumenta esses gases são perdidos rapidamente para atmosfera.  Por isso a eutrofização no verão é bem maior.
 


Os seres produtores acabam sendo indicadores da qualidade água se você vai a uma praia que tenha muita alga ou clorofila = ambiente verde, abre o olho esse pode ser um indicativo de que o ambiente está eutrofizado (de que há uma grande quantidade de matéria orgânica no ambiente) e essa matéria orgânica pode ter vindo do esgoto que pode ter ameba, giardia, salmonela, cólera, hepatovírus que pode fazer mal ser humano.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A cor da pele negra filtra a maior parte da radiação ultra violeta em decorrência da melanina que possui maior quantidade o branco filtra menos já o Albino não filtra nenhuma radiação, penetrando totalmente na pele do endivido  

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os poluentes responsáveis pela magnificação trófica não são biodegradáveis.
São eles: metais pesados, pesticidas, agrotóxicos, pilhas de baterias. lítio, cadmio, mercúrio usado em garimpo.
O produto absorvido pelos animais não é eliminado pelo organismo ocorrendo bioacumulação e posteriormente a magnificação trófica.
Os poluentes se acumulou o longo da cadeia aumentando a cada nível Trófico

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A maré negra é o impacto causado pelo derramamento de petróleo no meio aquático. Como o petróleo é menos denso que a água ocorre uma mancha imensa de Petróleo na superfície da água.
Consequências: a luz não vai penetrar muito assim a taxa de fotossíntese do fitoplâncton e das algas bentônicas tenderá a cair
Menos luz = menos fotossíntese = impacto na cadeia alimentar.

Pode dificultar as trocas gasosas acelerando a eutrofização

As aves marinhas possuem olhos naturais na nas penas para quando mergulharem não se molharem, não ficam pesadas e conseguem voar. Quando o petróleo elas caem numa maré negra o mesmo não acontece.













Nenhum comentário:

Postar um comentário