segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Colesterol/Esteroides/Glicogênio/Retículo endoplasmático liso

-Esteróides são lipídios diferentes dos demais lipídios, todo lipídio comum Tem cadeias abertas. Já os esteroides são formados de cadeias carbônicas fechadas Formando Anéis
-Todo esteróide é formado por quatro anéis de cadeias carbônicas fechadas chamada de: Ciclopentanoperidrofenantreno.
-O esteroide mais famoso e importante é o colesterol.
O colesterol em nosso organismo pode ser modificado se transformando em certos hormônios, esses hormônios produzidos a partir da alteração do colesterol são chamadas de hormônios esteroides são eles os hormônios sexuais masculino: testosterona e feminino: estrógeno e progesterona.
Um homem fábrica testosterona nos testículos, as células dos testículos fabricam testosterona  no retículo endoplasmático liso. Por isso que células possui o retículo endoplasmático bastante desenvolvido para transformar o colesterol em testosterona.
a mulher fábrica Estrógeno e progesterona nos ovários as células ovarianas  por isso tem o retículo endoplasmático bastante desenvolvido para transformar colesterol em estrógeno E progesterona
Toda célula que produz esteroide tem o retículo endoplasmático bastante desenvolvido

Porque a pessoa que bebe muito  vai ficando resistente ao álcool? Tem que ingerir uma dosagem cada vez mais alto de álcool para chegar ao estágio de embriaguez Porque nas células hepáticas O retículo  liso vai se desenvolver Tornando as células mais eficientes para Inativar o álcool aí o álcool é inativado muito mais rapidamente e vai ser preciso uma quantidade maior para Fazer efeito.

O principal Alimento que fornece energia para as células é a glicose, quando você faz uma ingestão muito rica em açúcares = carboidratos você fica com excesso de glicose no sangue aí o hormônio chamado de insulina Vai facilitar com que essa glicose no sangue entra nas células.
a glicose entra nas células porque eu tô produzindo o hormônio insulina pelo pâncreas,  A insulina abre as portas Para entrada de glicose nas células abre os canais para glicose entrar nas células do meu celular tá recebendo muita glicose.
Imagine que está entrando mais glicose do que minhas células precisam Porque eu comi demais ingerir glicose em excesso, essa glicose que está em excesso será desperdiçado ou armazenada? armazenada  a glicose é sempre estocada Para usar no futuro
Porém a glicose nunca é armazenada como glicose As moléculas de glicose são polimerizadas ligadas entre si para formar uma macromolécula chamada de glicogênios.
Isso acontece nas células hepáticas.São nas células do fígado Que a glicose em excesso é transformada em glicogênio Para armazenar.
quando estamos em jejum vamos usar o glicogênio Para isso Será necessário quebrar o glicogênio = hidrolisar (enzimas usam água para quebrar o glicogênio) para formar moléculas de glicose os livres.  A quebra do glicogênio se chama glicogenólise. quem faz a quebra do glicogênio e o retículo endoplasmático liso nas células do  fígado. Portanto, outra função do retículo endoplasmático liso é fazer glicogenólise quebra do glicogênio em moléculas de glicose.

O retículo endoplasmático liso armazena substâncias, transporta substâncias, *Fábrica lipídios esteroides como colesterol e os hormônios esteroides sexuais,* desintoxica inativa substâncias tóxicas, quebra o glicogênio para transformar em glicose quando você está em Jejum. Isso acontece nas células do fígado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário