terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Função do retículo endoplasmático liso nas fibras musculares/Como o retículo endoplasmático rugoso se relaciona com complexo de golgi/ Células tronco

Função do retículo endoplasmático liso nas fibras musculares:
Retículo endoplasmático liso é bastante desenvolvido e Importante nas células musculares. Essas células são chamadas de fibras musculares ou miócitos (mio = músculo - Cito = Célula).
O músculo é feito por milhões de fibras = milhões de células. As células musculares são células alongadas, cilíndricas e estriadas= listradas e polinucleadas tem vários núcleos. E ela apresenta alternância de faixas claras e faixas escuras por isso que ela tem o aspecto estriado, ou seja, listrada isso se deve ao entrelaçamento de filamentos de uma proteína chamada actina  com filamento de proteína miosina.
Dentro da fibra muscular tem retículo endoplasmático liso mas é muito desenvolvido e tem nome próprio, o  retículo endoplasmático liso na fibra muscular passa a se chamar reticulo sarcoplasmatico.
As células musculares podem se contrair Porque dentro delas existem filamentos De proteínas que se entrelaçam. Esses filamentos são de dois tipos: filamentos mais finos chamados de actina que ficam entre os filamentos mais grossos de uma proteína chamada miosina. para acontecer a contração muscular Filamentos de actina deslizam Sobre os filamentos de miosina essa é a teoria  Dos filamentos deslizantes.  só que para Esse deslizamento acontecer é preciso a presença do íon de cálcio. É aí que está a importância do retículo sarcoplasmático eles armazenam íons cálcio e liberam Cálcio  quando a contração se tornar necessário.

Como o retículo endoplasmático rugoso se relaciona com complexo de golgi:
No retículo endoplasmático rugoso acontece Intensa síntese proteica esses ribossomos estão fabricando proteínas as proteínas sintetizadas pelos ribossomos passam para dentro do retículo endoplasmático retículo endoplasmático rugoso vai se enchendo de proteínas Sintetizadas pelos ribossomos que estão aderidos ao retículo endoplasmático rugoso.
essas proteínas fabricadas pelo retículo endoplasmático rugoso serão enviadas para o complexo de golgi -  o retículo endoplasmático empacotam em vesículas as proteínas as vesículas brotam do retículo endoplasmático rugoso cheios de proteínas dentro e serão enviadas para o complexo de golgi essas vesículas que se destacam é chamada de vesículas de transição emigram para até a face Cis do complexo de golgi Se fundindo com as cisternas da Face se essa função pode ocorrer Porque a membrana tem a mesma composição fosfolipidica.
Retículo endoplasmático rugoso fabricam as proteínas, colocam essas proteínas Em vesículas que são chamadas de vesículas de transição essas vesículas brotam do retículo endoplasmático rugoso e vai até a fase 6 Do complexo de golgi Esse funcionam como cisternas das assistir as proteínas Fabricadas pelo retículo endoplasmático São incorporadas Recebidas pelo complexo de golgi . o complexo de golgi sempre está recebendo proteína Provenientes do retículo endoplasmático rugoso e ele sempre recebe pela faças isso por isso que a face 6 é uma face  receptora.  o complexo de golgi ao receber essas proteínas
- A proteína vão ser quimicamente modificados enzimas ou modificar essas proteínas
-Elas vão sendo transportadas  por vesículas das cisternas da face Cis para cisternas das face trans  mas à medida que vão se transportando eles elas vão sendo quimicamente transformadas.
- Quando ela chega na cisterna na face a face voltada para a membrana ela já estão alteradas.
uma proteína é uma cadeia de aminoácidos quando uma proteína é feita só de aminoácidos em uma proteína simples mas algumas proteínas depois de terem suas cadeias de aminoácidos elas vão ser modificadas recebendo outras substâncias como glicídios ou lipídios proteínas recebi um glicidio ela passa a ser uma glicoproteína é uma proteína receber um lipídio ela passa a ser uma lipoproteína é isso que o complexo de golgi faz. ele adiciona as proteínas glicídios ou lipídios. Isso é chamada de  glicosilação de proteínas.
Agora que as proteínas foram modificadas transformadas em glicoproteínas ou lipoproteínas serão colocadas dentro de vesículas para serem endereçadas para seus destinos finais.
podem conseguir três destinos:
1- migrar até a membrana plasmática podem-se fusionar com a membrana e despejar suas proteínas para o meio extra-celular ( exocitose) Proteínas de exportação  enzimas hormônios = secreção celular proteínas que estão sendo secretados.
2- algumas vesículas brotam do golgi se desprendem da fazem trans vão até a membrana plasmática as vesículas se fundem com a membrana e as proteínas são incorporadas a própria membrana da célula.  proteínas integrais que irão fazer transporte ativo e passivo difusão facilitada como as aquaporinas a bomba de sódio e potássio proteínas canais.
3- Algumas dessas proteínas modificadas pelo Golgi Vão atuar como enzimas Digestivas fazendo digestão dentro da célula. a vesícula que brotam do golgi fica boiando no hialoplasma elas  se tornarão a organela lisossomos  (todo lisossomo é uma vesícula que Brota do complexo de golgi)
A Corona radiata é um amontoado de células que protegem o óvulo =Ovócito. formando uma camada protetora uma barreira de células. a Corona radiata vai dificultar o processo de fecundação.  As células da Corona radiata estão coladas entre si através da substância chamada ácido hialurônico. enquanto essas células estão Unidas o espermatozóide não podem fecundar.  o acrossomo é cheio de enzimas digestivas e elas degradam o ácido hialurônico por isso que essas enzimas é chamado de hialuronidases. Essas enzimas digerem o ácido hialurônico Isso depende de muitas enzimas por isso tem que chegar muitos espermatozoides.Por isso que um homem para ser fértil tem que ter um monte de espermatozoides para romper a corona radiata.
Após a atuação das enzimas hialuronidades as células da corona radiata são separadas porque o ácido hialurônico é digerido permitindo assim a entrada da cabeça do espermatozoide.
A peça intermediária se perde onde contém as mitocondrias por isso que as mitocôndrias que a gente recebe só vem do óvulo portanto é só de origem materna. O acrossomo é que possui as enzimas hialuronidases. E quem forma o acrossomo é o complexo de golgi!




Manipulação in vitro utilizando a fatores de diferenciação
Ex:Coleta  substância intercelular do tecido muscular e injeta a substâncias nas células tronco para ver se essa célula se transformam em fibra muscular.
Não pode colocar células-tronco em um indivíduo o Objetivo disso Reproduzir uma colônia de células =  fibras musculares e coloca  por exemplo no miocárdio  com o objetivo de estimular regeneração do miocárdio.

outro objetivo é conhecer os mecanismos de especialização de diferenciação das substâncias que ocasionam a transformação de uma célula  assim eu posso tentar construir um órgão inteiro em laboratório. nunca conseguimos Construir um ovo mas já construímos pedaços de órgãos trechos de coração de intestino da pele para fazer enxerto em pessoas que sofre queimaduras de grande extensão.

Usa-se  micro encéfalo que são Colônias de neurônios criadas em laboratório a partir de células-tronco Para  para fazer teste pois não se pode fazer testes em seres humanos Então a gente faz os testes em colônias de neurônios.

Tratamento chamado Geno terapia terapia do Gene: é possível se a doença é ocasionada apenas por 1 gêne é possível descobrir onde esse gene está  substituir esse gene o grande problema é que para substituir esse gene porque acaba agredindo o embrião Então esse mecanismo acaba sendo inviável porque Agride o embrião a ponto de matar isso ocorre  na célula ovo zigoto. O procedimento para isso que é difícil.

Quando a gente nasce tem muita célula no cordão umbilical essas células são células-tronco adultas

Se um indivíduo tiver uma doença genética não adianta ele usar células-tronco dele mesmo Pois tem um gene defeituoso.
Autotransplante diminui a rejeição, ex:se  a pessoa tirar células-tronco dela para ela mesmo =autotransplante pode ter rejeição o sistema imune rejeita as próprias células do indivíduo por causa do lugar o que a célula da medula óssea está fazendo no miocárdio? caso injetar medula óssea no coração para o mesmo se regenerar.

Só pode usar o autotransplante Ou seja células-tronco no próprio indivíduo quando a doença não for genética

Célula embrionária não pode ser colocado En Vivo porque elas vão se multiplicar descontroladamente ocasionando tumores porque a capacidade mitótica da célula-tronco é muito alto então usamos a célula tronco adulta Que é usada diretamente no órgão A gente não precisa fazer nada só e colocar a célula tronco e esperar Que o próprio tecido dará conta de tudo:  irá se regenerar.
Hà dificuldade de regenerar tecido nervoso por que o neurônio ao longo da vida inteira está fazendo conexões: sinapses e para você conseguir regenerar neurônios iguaizinhas aqueles que morreu é quase que impossível o que tem que ser feito a fisioterapia para estimular as sinapses.

Diabetes o indivíduo teve células betas do Pâncreas destruídos o sistema imune destruiu as vezes porque o indivíduo teve uma pancreatite uma inflamação no pâncreas uma infecção o sistema imune reconhece como antígeno e destrói as células betas = doença auto-imune então a tentativa é usar células-tronco no pâncreas para ver se ela se transforma novamente em células Beta.

Cientistas  descobriram um método de rejuvenescer a célula, transformando uma célula especializada em célula tronco,
COMO? Descobrindo nas células embrionárias quais os genes que ficam ativos para manter a célula como tronco. Ele pegou células embrionárias de todas as fases embrionárias: morula, gastrula, neurula. Depois ele pegou os gênes de células-tronco adultas para descobrir quais os genes que mantém as células como tronco quais os genes que ficam ativas nas células tronco e que mantém elas como tronco chegou uma lista de quatro genes q mantém a célula como tronco aí ele pegou a célula especializada de um órgão e pegou uma célula embrionária o especializado tem todos os genes que tem na célula embrionária  já que toda célula especializada se originou de uma célula tronco O problema é que ele não sabia o que fazer para ativar esses genes na célula especializada os quatro genes existem mas estão inativos e ele não sabia como ativar. Então pegaram a célula embrionária retirou os quatro genes usando enzima de restrição você corta o gêne esses quatro genes foram inseridos nas células especializadas As células especializadas se desespecializou  virou célula tronco pluripotente induzida.
Descobriram uma outra maneira que não precisa usar os genes. O gene É um trecho de um DNA Que serve de molde para a de síntese de um RNA  que se for um RNA mensageiro ele será traduzido pelo ribossomo e dará origem a uma proteína .São quatro genes e cada um deles são responsáveis pela síntese de uma proteína.Qual a proteína que esses genes produzem Fizeram a produção dessas proteínas em laboratório e pegar essas proteínas e ao invés de colocar o gene dentro da célula colocaram as proteínas.
Gene é um trecho de DNA que servirá de molde para o RNA que traduzido dará origem a uma proteína é a proteína que age não é o gene que age, o gene é DNA ele é só o depositário da informação genética.
Algumas vitaminas atuam como antioxidantes CAED  essas vitaminas participam de reações para estabilizar os radicais livres Se ele está estabilizado Deixa de ser Radical Livre não danifica mais a estrutura celular São vitaminas Que reagem parecidos com as enzimas

Como a célula tronco se torna especializada? Ativação de alguns genes. e isso que a gente não sabe até hoje quais os genes estão ativos Para uma determinada célula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário